sexta-feira, 28 de maio de 2010

Currículo e suas características

Sabemos que a evolução tecnológica é como uma bola de neve, isto é, cresce a cada dia, e a ausência desse conhecimento faz-nos distanciar gradativamente do mundo real. Mas e o adolescente? E a criança? Os pais, alunos e profissionais da área acadêmica e outros profissionais pela educação de nossas crianças, vivem hoje uma grande preocupação: a necessidade de preparo técnico devido a presença marcante da tecnologia em nossas vidas Neste caso, podemos dizer que a tecnologia seria representada por um conjunto de características especificas e no caso é algo indispensável na escola, pela quantidade de informações, conteúdos que a mesma traz, por isso é muito importante criar um círculo que possui e apresenta virtude nas escolas, o uso de novas tecnologias pelo indivíduo na organização, onde pelo fator do próprio pré-requisito, é na educação, é na escola que devemos nos preparar, isto é, é nesse momento que temos a chance de obtermos conhecimento e sabedoria a fim de estarmos preparados para a futura investida no mercado de trabalho. Vivemos numa época de ênfase na informação, tais como a presença das revistas, telejornais e internet, onde é preciso estarmos sempre informados. Mas é importante lembrar que informação não é conhecimento. O conhecimento envolve o estabelecimento de relações entre informações isoladas. Se pensarmos neste sentido, muito do que é chamado do conhecimento escolar é apenas informação.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Proposta de Projetos

Tema:
MINI CURSO DE INFORMÁTICA PARA ALUNOS DA EEF FRANCISCO BAGATINI

Série:
ALUNOS DE 5ª A 8ª SÉRIE

Disciplina:
AULAS DE INFORMÁTICA

Objetivos:

 Repassar conhecimentos básicos aos alunos, para que os mesmos possam realizar trabalhos escolares, e vejam o computador como um aliado nas pesquisas, e elaboração de projetos;

 Dar noções de microinformática;

 Buscar, formas de acesso a internet, oferecendo aos alunos novas possibilidades de pesquisa.

Avaliação da Aprendizagem
As avaliações serão constantes, na medida em que os alunos estiverem no Laboratório de Informática, avaliando seu desempenho, se houve progresso ou não.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Reflexões sobre aprendizagem

Analisando todas as atividades realizadas até agora, chego a conclusão de que planejar é preciso, por que planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento de empresas, instituições, setores de trabalho, organizações grupais e outras atividades humanas. O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações. Planejar, em sentido amplo, é um processo que "visa a dar respostas a um problema, estabelecendo fins e meios que apontem para sua superação, de modo a atingir objetivos antes previstos, pensando e prevendo necessariamente o futuro", mas considerando as condições do presente, as experiências do passado, os aspectos contextuais e os pressupostos filosófico, cultural, econômico e político de quem planeja e com quem se planeja.
Vendo as atividades realizadas podemos perceber que existe uma preocupação muito grande, ou podemos dizer também que seja uma vontade, que haja planejamento nas atividades realizadas no decorrer dos nossos dias, planejar é preciso para que de alguma forma haja organização e o que é esperado por nós se conclua da forma pensada ou seja esperada.
Existe também uma preocupação muito grande com a educação, percebo que há uma vontade de mexer na estrutura da escola, investir na informação ou seja evoluir.