segunda-feira, 19 de abril de 2010

SAVIANI, Demerval

Biografia
Saviani formou-se em Filosofia pela PUC-SP em 1966 e doutorando-se em filosofia da educação na mesma instituição. Lecionou também na Universidade Federal de São Carlos e desde 1980 na Unicamp, da qual tornou-se professor emérito. Considerado filósofo da educação e/ou pedagogo latu sensu, fundador de uma pedagogia dialética, que denominou Pedagogia Histórico-Crítica.

O que ele diz: Segundo Saviani, a PHC, embora "consciente da determinação exercida pela sociedade sobre a educação", fato que a torna crítica, acredita que "a educação também interfere sobre a sociedade, podendo contribuir para a sua própria transformação", fato que a torna histórica.

Percebo que para Saviani a educação é transmissão do saber. Em nenhum lugar ele usa essa expressão, na sua chocante simplicidade, mas é isso que é a educação para ele. Pra Saviani, o conteúdo da educação é o saber que é preciso transmitir aos que estão sendo educados. A principal proposta de Saviani é que o saber que ele considera como um conteúdo da educação é o chamado, ‘’saber da elite’’, daí a importância do papel do professor na pedagogia savianiana. Não basta que o professor seja politicamente correto, é preciso que ele realmente domine o saber da classe dominante, para poder transmiti-lo às classes dominadas. Daí também a importância do papel da escola, em sua especificidade de instituição destinado ao ensino.

Jacqueline Jung

Nenhum comentário:

Postar um comentário