quinta-feira, 29 de abril de 2010

Proposta de Projetos

No Banco de dados de projetos foram observados que: o desenvolvimento de um banco de dados requer determinados procedimentos que auxiliem na sua execução. É muito comum que as tarefas sejam divididas em fases, que estabeleçam as seqüências a serem seguidas, independente da fase de cada projeto.


Em nossa Unidade Escolar possuímos inúmeras formas de se trabalhar com mídias e tecnologias como, por exemplo: jornais, revistas, livros, TV, vídeo, máquina digital, laboratório de informática, etc.

1. TÍTULO: MINI CURSO DE INFORMÁTICA PARA ALUNOS DA EEF FRANCISCO BAGATIN
2. Apresentação
Vivemos em um mundo onde a cada dia é mais utilizado o uso de tecnologias e mídia, com isso surge uma necessidade de atualizar-se para poder estar incluso no meio de vida da sociedade.

Nas escolas isso também é comum, com a implantação de laboratórios de informática e o uso das tecnologias, surgem também às dúvidas dos alunos que nunca tiveram contato com essas matérias.

Todos sabem a importância dos meios de tecnologia nas escolas, através destas, podemos diversificar os meios de aprendizagem e repassar um ensino de qualidade aos alunos.

3. Justificativa
Pensando em uma educação de melhor qualidade, foi criado um projeto de inclusão digital, assim, está sendo implantado um mini-curso de informática, com conteúdos básicos, mas de grande importância para o conhecimento do aluno nessa área tecnológica.

Com aulas práticas e dinâmicas os alunos podem ter um contato com o computador, sendo que a grande maioria mora no interior e não possui acesso a tecnologia, o curso dá oportunidade de aprendizagem e envolvimento com o conteúdo. Os programas como Word, Excel, são de grande importância, pois futuramente o aluno poderá utilizar em seu meio de trabalho, por isso da importância de dar o suporte necessário ao aluno, pois o que formamos agora será o indivíduo que a sociedade terá futuramente.

4. Objetivo Geral
 Repassar conhecimentos básicos aos alunos, para que os mesmos possam realizar trabalhos escolares, e vejam o computador como um aliado nas pesquisas, e elaboração de projetos.

5. Objetivos Específicos
 Dar noções de microinformática;
 Buscar, formas de acesso a internet, oferecendo aos alunos novas possibilidades de pesquisa;

6. Referencial Teórico
O computador é uma ferramenta fundamental no mundo moderno. Ele facilita o trabalho, apóia os processos de ensino aprendizagem, além de permitir o acesso a um mundo de possibilidades digitais.

Desempenha inclusive importante papel na universalização e democratização dos processos educativos, seja de forma presencial ou a distância.

Ao introduzir novas concepções de tempo e espaço, a presença do computador no ambiente escolar contribui, estrategicamente, para mudanças significativas na instituição e influi nas decisões a serem tomadas pelos seus gestores.

Para que isso se efetive, é necessário que se promova a inclusão e a atualização continuadas dos recursos tecnológicos de comunicação e de informação, bem como o desenvolvimento do uso integrado de diferentes formas de comunicação na melhoria da qualidade da educação.

7. Metodologias

Serão aulas práticas e teóricas:

Dias:

Manhã: Segunda-feira, Quarta-feira, Sexta-feira.

Tarde: Segunda-feira, Terça-feira, Quarta-feira, Sexta-feira.

Horários:

Manhã: 11h30min às 12:10

Tarde: 13:00 às 15:15

8. Conteúdos a serem trabalhados
Word

Digitação de trabalhos

Como editar trabalhos

Impressão

Salvar

Power Point

Apresentação de slides

Excel

Planilhas

Fórmulas

Paint

Desenhos

Internet

Como navegar de maneira segura

Como realizar pesquisas

Criação de e-mail

9. Avaliação
As avaliações serão constantes, na medida em que os alunos estiverem no Laboratório de Informática, avaliando seu desempenho, se houve progresso ou não.

10. Cronograma

Março a Dezembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário